As suas pernas

Primeiras manifestações da insuficiência venosa

Primeiras manifestações da insuficiência venosa

A insuficiência venosa é uma condição na qual o sistema venoso não é capaz de transportar o sangue de volta para o coração, devido, geralmente, ao mau funcionamento das micro-válvulas existentes nas paredes das veias.

As referidas micro-válvulas têm a função de garantir o retorno do fluxo do sangue dos membros inferiores para o coração, abrindo para o sangue passar em direção ao mesmo e fechando logo depois para que o fluxo venoso não desça novamente.

Quando esta função não está a ser cumprida e as válvulas perdem a capacidade de fechar completamente, é provocada a acumulação de sangue nos vasos sanguíneos, tornando-os mais largos e dilatados ao longo do tempo.


Sintomas

As primeiras manifestações mais comuns são a sensação de peso e dor nas pernas, inchaço, fadiga e pernas pesadas, aparecimento de pigmentação cutânea, comichão, formigueiro e caibras noturnas, pernas e tornozelos inchados ao final do dia.

A manifestação de veias varicosas (varizes) e/ou veias capilares dilatadas (vasos sanguíneos muito pequenos de cor roxa ou azul), úlceras mais frequentes na zona do tornozelo são também sintomas de Insuficiência Venosa, numa fase mais avançada.


Causas/fatores de risco

O aumento da idade é um dos principais fatores de risco da Insuficiência Venosa, bem como a predisposição genética e o histórico de alguma lesão prévia no membro inferior afetado.

As mulheres são frequentemente mais atingidas, devido à estrutura do seu tecido conjuntivo e à presença de estrogénio. Em função da concentração de estrogénio ser particularmente elevada durante a gravidez e a toma de anticoncepcionais orais, também existe maior risco de desenvolver Insuficiência Venosa no decorrer destes períodos.

A obesidade, a permanência por longos períodos em pé ou sentado e a vida sedentária também constituem algumas das possíveis causas.


O que acontece se a insuficiência venosa não for tratada

A Insuficiência Venosa pode desencadear vários sintomas e distúrbios com consequências progressivamente mais sérias. Para além das úlceras na pele, sangramento proveniente das veias perto da superfície da pele, coágulos de sangue, e tromboflebite superficial, caso o mau funcionamento do sistema venoso em estádio inicial não seja tratado de imediato poderá criar danos no sistema venoso profundo (trombose venosa profunda) e em último caso levar à embolia pulmonar, com risco de vida.

As meias de compressão devem ser utilizadas para prevenir a insuficiência venosa crónica, e quando já existem sintomas permitem atenuá-los e travar a evolução da doença.


Tratamentos/dicas para prevenção no dia-a-dia

O tratamento da Insuficiência Venosa vai depender da gravidade da condição a ser avaliada por um profissional de saúde. Contudo existem algumas dicas e pequenas alterações de estilo de vida que podem ajudar a preveni-la:

  • Evitar permanecer sentado ou em pé por longos períodos de tempo
  • Caso se mantenha muito tempo sentado, fazer pequenos movimentos com os pés, mexendo a ponta para a frente de para trás. No caso e se encontrar de pé, colocar-se várias vezes em pontas de pés, melhorando o fluxo sanguíneo
  • Elevar as pernas quando estiver sentado ou deitado
  • Praticar algum tipo de exercício físico regularmente (caminhadas, natação, andar de bicicleta)
  • Alternar entre banhos quentes e frios com o objetivo de fortalecer o sistema vascular, aplicar água fria no fim de um banho de água quente, ou em dias de maior calor
  • Hidratar bem as pernas e massaja-las em movimentos de baixo para cima
  • Controlar o seu peso, com o objetivo de manter um peso saudável
  • Evitar a utilização de sapatos de salto alto
  • Utilizar meias de compressão quando se aperceber do aparecimento dos primeiros sintomas, para reabsorção do edema e prevenção da sua formação, diminuindo o fluxo venoso e aumentando a sua velocidade. As meias de compressão para além de prevenir, interrompem a progressão da insuficiência venosa, uma vez que, com o seu nível de compressão, impactam o efeito das válvulas que não estão a funcionar, estreitando o diâmetro das veias, que consequentemente pode fazer com que as válvulas se fechem novamente.

Referências bibliográficas

Insuficiência venosa. [S. l.]. Disponível em: https://www.medi-brasil.com/saude/diagnostico-e-tratamento/doencas-venosas/insuficiencia-venosa/. Acesso em: 25 out. 2022.

Insuficiência venosa (varizes). [S. l.]. Disponível em: https://vascular.pro/insuficiencia-venosa-varizes/. Acesso em: 25 out. 2022.

O que é Insuficiência Venosa Crônica e como é feito o Tratamento. [S. l.]. Disponível em: https://www.tuasaude.com/insuficiencia-venosa/. Acesso em: 25 out. 2022.

Doença venosa crónica | CUF. (2014). Www.cuf.pt. https://www.cuf.pt/saude-a-z/doenca-venosa-cronica 

Saiba mais sobre as suas pernas

Relação entre Insuficiência Venosa e Excesso de Peso

O excesso de peso é uma das principais causas do aparecimento da insuficiência venosa, uma vez que frequentemente resulta na dilatação dos vasos sanguíneos.

Primeiras Manifestações da Insuficiência Venosa na Gravidez

De acordo com o artigo Primeiras manifestações da insuficiência venosa percebemos que a IV (Insuficiência Venosa) Crónica deriva de uma anomalia no retorno venoso.

Simulador Íbící

Faça o seu teste em poucos minutos
e descubra o seu modelo ideal.
Começar o teste